sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Referências para os professores

HISTÓRIA
A Enxada e a Lança - a África Antes dos Portugueses, Alberto da Costa e Silva, Ed. Nova Fronteira www.novafronteira.com.br.

A Experiência Africana: da Pré-História aos Dias Atuais, Roland Oliver, Ed. Jorge Zahar www.zahar.com.br, 316 págs.

A Invenção do Ser Negro - Um percurso das Idéias que Naturalizaram A Inferioridade dos Negros, Gislene Aparecida dos Santos, 173 págs., Ed. Pallas www.pallaseditora.com.br, 32 reais.

Ancestrais - Uma Introdução à História da África Atlântica, Mary del Priore e Renato Pinto Venâncio, 187 págs, Ed. Campus www.campus.com.br, 38 reais.

Escola Plural - A Diversidade Está na Sala de Aula, Maria Nazareth Mota de Lima (org.), 118 págs.,

Série Fazer Valer os Direitos, vol. 3, Ed. Cortez/Ceafro/Unicef www.cortexeditora.com.br, 14 reais.

História Geral da África II - África Antiga, G. Mokhtar (org.), 879 págs., Ed. Ática www.atica.com.br

Negritude – Usos e Sentidos, Kabengele Munanga, 88 págs., Ed. Ática www.atica.com.br.

Para entender o Negro no Brasil de Hoje - História, Realidades, Problemas e Caminhos, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, 254 págs.
Livro do Estudante, Ed. Global www.globaleditora.com.br/ Ação Educativa www.acaoeducativa.org,

LÍNGUA PORTUGUESA
Falares Africanos na Bahia
, Yeda Pessoa de Castro, 368 págs., Ed. Topbooks, www.topbooks.com.br.

Novo Dicionário Banto do Brasil, Nei Lopes, 260 págs., Ed. Pallas www.pallaseditora.com.br, 49 reais.

Arte Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-Brasileiras, Raul Lody, 322 págs., Ed. Pallas www.pallaseditora.com.br, 53 reais.

As Máscaras Africanas, Franco Monti, 154 págs., Ed. Martins Fontes www.martinsfontes.com.br.

A Cor da Ternura, Geni Guimarães, 94 págs., Ed. FTD www.ftd.com.br, 17,70 reai.s

A Gênese Africana - Contos, Mitos e Lendas da África, Leo Frobenius e Douglas C. Fox, 238 págs., Ed. Landy www.landy.com.br, 40 reais

A Menina Transparente, Elisa Lucinda, 28 págs., Ed. Salamadra www.salamandra.com.br, 27 reais.

Como as Histórias se Espalham pelo Mundo, Rogério Andrade Barbosa, 40 págs., Ed. DCL www.editoradcl.com.br, 21 reais.

Ébano, Ryszard Kapuscinski, 360 págs., Cia das Letras www.companhiadasletras.com.br, 47 reais.

Fica comigo, Georgina Martins, 30 págs., Ed. DCL www.editoradcl.com.br, 15 reais.

Histórias da Preta, Heloísa Pires Lima, 71 págs., Ed. Cia. Das Letrinhas www.companhiadasletras.com.br, 29,50 reais.

Luana, a Menina que Viu o Brasil Neném, Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, 48 págs., Ed. FTD www.ftd.com.br , 15,10 reais.

Menina Bonita do Laço de Fita, Ana Maria Machado, 24 págs., Ed. Ática www.atica.com.br, 15,90 reais.

O Espelho Dourado, Heloísa Pires Lima, 32 págs. Ed. Peirópolis www.editorapeiropolis.com.br, 25 reais.

O Filho do Vento, Rogério Andrade Barbosa, 40 págs., Ed. DCL www.editoradcl.com.br, 21 reais.

O Menino Fula, Amadou Hampaâte Bâ, Casa das Áfricas e Pallas Athenas, 3801-1718 casadasafricas@terra.com.br.

Que Mundo Maravilhoso!, Julius Lester e Joe Cepeda, 32 págs., Ed. Brinquebook www.brinquebook.com.br, 21 reais.

Tanto, tanto!, Trish Cooke, 48 págs., Ed. Ática www.atica.com.br.

FILMES

O Jardineiro Fiel
(The Constant Gardener), Inglaterra, 2005, 129 min, Fernando Meirelles. Uma ativista inglesa é morta na África depois de desvendar um esquema fraudulento de realização de testes farmacêuticos na população carente do Quênia. Seu marido, um diplomata, resolve levar adiante as investigações.

A Batalha de Argel (La Battaglia di Algeri), Itália/Argélia, 1965, 117 min, Gillo Pontecorvo, Lumière O filme retrata a revolução que houve na Argélia na década de 50, quando a população desse país lutava para se libertar dos franceses.

Entre Dois Amores (Out of Africa), EUA, 1985, 162 min, Sydney Pollack, Universal Pictures Uma dinamarquesa casa-se com um amigo para ganhar o título de baronesa e vai morar na África para cuidar de uma plantação de café. O filme mostra o relacionamento dela e de outro estrangeiro com o local em que vivem.

Hotel Ruanda (Hotel Rwanda), Canadá/Reino Unido/Itália/África do Sul, 2004, 122 min, Terry George A história real de um gerente de hotel que deu abrigo a cerca de 1200 refugiados durante conflitos entre as etnias hutu e tutsie, em 1994, que mataram mais de 1 milhão de pessoas naquele país.

Kiriku e a Feiticeira (Kiriku et la Sorcière), França/Bélgica/Luxemburgo, 1998, 71 min, direção: Michel Ocelot Baseado em uma lenda da África Ocidental, a animação conta a história de Kiriku, um garoto pequeno, mas dons especiais, que nasceu com a missão de salvar sua aldeia da cruel feiticeira Karaba.

Malcoln X (Malcon X), EUA, 1992, 192 minutos, direção: Spike Lee A história de um dos maiores defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos.

Sarafina, O Som da Liberdade (Sarafina), USA, 1993, 116 min, direção: Darrel RoodtNa África do Sul, professora ensina jovens alunos negros a lutarem por seus direitos. Para uma aluna em especial, essas lições serão um rito de iniciação na vida adulta, na forma de uma brutal tomada de consciência a respeito da realidade que a cerca.

Um Grito de Liberdade (Cry Freedom), Inglaterra, 1987, 157 min, direção: Richard Attemborough Nos anos 70, na África do Sul do apartheid, um jornalista branco torna-se amigo de Stephen Biko, militante pelos direitos dos negros. Quando Biko é morto na prisão, o jornalista tenta divulgar a história do ativista e a crueldade do apartheid.

SITES

Casa das Áfricas em www.casadasafricas.org.br - espaço cultural e de estudos sobre sociedades africanas, exposições virtuais, consulta a biblioteca especializada.

Casa de Cultura da Mulher Negra em www.casadeculturadamulhernegra.org.br - artigos e notícias do movimento da mulher negra.

Fundação Cultural Palmares em www.palmares.gov.br - página oficial da fundação ligada ao Governo Federal. Políticas públicas e dados sobre a população afro-descendente, comunidades quilombolas, artigos e notícias.

Geledés em www.geledes.org.br - artigos, indicação de leituras e notícias do movimento negro.

Mestre Didi www.mestredidi.org - informações sobre ancestralidade africana no Brasil.

Mulheres Negras em www.mulheresnegras.org - Artigos sobre diversidade cultural e educação, lista de pesquisadores sobre a história africana e de afro-descendentes.

Mundo Negro em www.mundonegro.com.br - portal da comunidade afro-descendente, traz notícias, agenda cultural e educativa, artigos e debates.

Núcleo de Estudos Negros em www.nen.org.br/ - legislação, artigos e pesquisas.

Portal Afro em www.portalafro.com.br - informações sobre comunidades quilombolas, religiões africanas, arte e culinária.

Um comentário:

cleuza disse...

Está sendo bastante enteressante, ótima maneira de chamarmos atenção dos alunos a
respeito de uma nova aprendezagem.